Dia de quê?

07 de abril – Dia Nacional dos Moinhos

Moinhos de Portugal

Dia Nacional dos Moinhos

Molinologia é uma área de estudo da etnotecnologia que se dedica ao conhecimento dos moinhos tradicionais nos seus aspectos técnicos, sociais e culturais.

Incide sobre um produto complexo da história das técnicas humanas, porquanto a construção de engenhos capazes de aproveitar energias renováveis e produzir trabalho útil, levou as diferentes sociedades a desenvolver diferentes soluções no tempo, no território e no domínio das mentalidades, do saber e do saber fazer.
Assim, os moinhos enquanto factos técnicos, bem como a tecnologia que corporizam, exigem uma pesquisa pluridisciplinar, bem para lá das meras apreciações deterministas ou análises mecânicas dos engenhos.

A recolha e estudo destes saberes é um importante contributo para a preservação dos moinhos e paisagens tradicionais, bem como para o seu reaproveitamento funcional ao serviço do desenvolvimento local sustentável (educação ambiental, ecoturismo, etnoturismo, turismo rural).
Existem algumas experiências interessantes, sobretudo na Europa e, nesta, em Portugal, embora seja frequente a adaptação dos velhos moinhos a unidades hoteleiras sem qualquer critério ou a sua reconstrução pouco rigorosa.
Efeitos nefastos que devem ser evitados a todo o custo.

O estudo e valorização deste património para um eventual reaproveitamento do mesmo numa perspectiva de futuro e de desenvolvimento local, sem nunca esquecer a sua função original na comunidade local e na salvaguarda da sua memória e identidade, deverá ser o objectivo de todos aqueles que se interessem por esta temática da Molinologia.

LIVRO RECOMENDADO

VALE DOS MOINHOS
VALE DOS MOINHOS

COMPRAR LIVRO VALE DOS MOINHOS

 

Source
WOOK
Tags

Sala de Leitura

Sala de Leitura, www.tuconsegues.com

Related Articles

Deixe uma resposta

Close