NovidadesPortugueses

Volta a Portugal de Álvaro Domingues 

Como dás a volta a Portugal?

Volta a Portugal, de Álvaro Domingues

De bicicleta ou de Google Earth, dar voltas em Portugal constitui um modo de (re)conhecimento perfeito para preencher curiosidades ou estranhamentos acerca da exótica geografia da terra dos portugueses. Dizem-nos e demonstram-no de maneira variada que tal terra existe mesmo, que tem um certificado de nascimento, um corpo, uma alma, uma identidade. Não tem nem tem de ter. Muito se insistiu no Portugal dos marinheiros, dos fados ou da bola no jardim à beira mar plantado – um território, o nevoeiro dos antepassados, os mitos, o império, a língua, a saudade e a ruína, aquele que os deuses amam e visitam, o bom povo cosmopolita ou burro de trabalho repartido pelo mundo. Pode ser tudo isso e muito mais e mudar no dia a seguir ou perder-se no caminho; pode dar um execrável programa na televisão, um elaboradíssimo ensaio, um solene discurso patriótico ou uma frenética crepitação nas redes socias.

Se existe, pode-se-lhe tirar o retrato, variar a pose e os humores do seu território, a sua casa comum. É um caleidoscópio dos cumes do Pico ou da Estrela até aos lodos da ria que é formosa. Não há como congelar tudo numa imagem e as palavras estão cheias de ecos. Não há um fio condutor, um roteiro. Vai-se pela terra fora. Convocam-se palavras de muitas vozes e tempos. Alguma lhe servirá melhor que outras.

CRÍTICAS
Álvaro Domingues é um daqueles raros autores sobre os quais podemos dizer que há um antes e um depois. O antes de ter lido Álvaro Domingues. E o depois de lê-lo, quando se alargou a nossa visão.
José Tolentino MendonçaÁlvaro Domingues descobre o país que não está no centro, é um trabalho essencial. O país que está longe dos sítios onde se decide resiste porque há cuidadores – cuidadores pela imagem – como Álvaro Domingues.
Gonçalo M. Tavares

A inteligência mais original do país. Podem atualizar os dicionários na palavra FUTURO, que passa a ter por sinónimo também o nome de Álvaro Domingues.
Valter Hugo Mãe


Source
Wook
Tags

Sala de Leitura

Sala de Leitura, www.tuconsegues.com

Related Articles

Deixe uma resposta